5 Dicas para o sucesso da sua festa infantil
Compartilhe
Nestes quase 10 anos de experiência como fotógrafo, vejo o quanto me tornei um expert em festas infantis. Digo isso muito além da fotografia. Estando por trás das câmeras, em muitas vezes em meio aos bastidores, sempre presto atenção à detalhes que quase sempre passam imperceptíveis pelos pais. Seja pela correria do dia do evento ou pela falta de experiência (talvez por ser o primeiro aninho), certos detalhes acabam deixando de ser levados em consideração, e é aí que você precisa saber de pelo menos 5 dicas para que a festa do sua/seu filha(o) seja um verdadeiro sucesso!
- 1- Se programe! Essa é a principal dica que te dou, e sabe porquê?! Pois você só sai ganhando se programando com antecedência! Seja nos valores com a casa de festas e fornecedores, com a disponibilidade de agenda e outros pontos mais!
- 2- Pense na criança! Pense no que ela gosta de fazer, no que ela gosta de brincar, se curte música, aventura, se tem medo ou não dos personagens vivos... com essas informações busque a recreação/animação adequada para ela/ele. Ao fazer isso você terá certeza de que vocês irão aproveitar ao máximo a festa.
- 3- Me contrate para fotografar a sua festa! (Risos) É sério, contrate um fotógrafo! São as fotos que irão contar a história da sua festa e até mesmo aqueles momentos que você nem viu durante o evento.
- 4- Esteja presente com a criança! Este ponto merece muita atenção, pois pode parecer bobagem, mas vocês não têm noção da quantidade de vezes eu escutei assim: “poxa, mas quase não tenho foto com meu filho...” ou “poxa, quase não tem foto do pai com a filha...” e sempre respondo com o maior carinho e cuidado do mundo: “infelizmente isso só aconteceu porquê você ficou mais com os convidados do que com sua/seu filha(o).” Não quero parecer insensível nesta questão, mas sempre indico aos pais que brinquem com os filhos durante a festa, mas nem sempre isso é seguido ou levado em consideração. As festas de sua/seu filha(o) farão parte da construção da memória da infância dela/dele. Pense: Como você quer que ela/ele tenha a lembrança dos primeiros aniversários? E como você irá se sentir em relação a realização desse sonho? Por isso a importância de vivenciarem cada momento juntos.
- 5- Invista em seus fornecedores e seja criterioso! Neste ponto vou me alongar um pouco mais, Ok?!
Sabe aquela história O barato sai caro?! Então, essa é uma outra reclamação que sempre ouço de pessoas que me pedem orçamento e fecharam com profissionais mais baratos nos anos anteriores.
Normalmente as pessoas olham o meu orçamento e tem duas reações:
- Olham toda a proposta, acham o orçamento justo, não falam nada e já fecham logo de cara;
- Já pulam para a parte do valor do investimento e já pedem desconto. Nesta segunda reação eu sempre explico a diferença entre preço x valor. Eu ofereço valor agregado à fotografia do seu evento. Tenho um atendimento diferenciado, equipamento de ponta, caso seja preciso alguma assessoria relacionada ao evento, eu sempre ajudo e o principal: excelência na entrega das fotos.
Depois que falo isso tudo eu escuto assim: “Nossa, se arrependimento matasse...” ou “Eu queria ter te conhecido ano passado para fotografar o meu evento ou festa!”. Isso é ter valor como fotógrafo, é ser e fazer diferença na vida das pessoas com atendimento e cortesia.
Se você está planejando fazer a festa infantil do seu filho ou filha você PRECISA ter estes pontos em mente, para que tudo ocorra da melhor maneira possível pra vocês!
Espero ter ajudado a clarear um pouco mais as ideias em relação sua festa infantil!
Um grande beijo,
Rafa Mesquita